Multa por conduzir veĆculo em mau estado: leis e valores
- Achei Pneus
- 15 de abr.
- 5 min de leitura
Atualizado: 18 de jun.
Quando um veĆculo se encontra em mau estado de conservação, o motorista pode ser parado por algum órgĆ£o fiscalizador e ser multado. Muitas vezes, encontrar tempo e recurso para realizar os reparos no carro pode ser difĆcil, mas Ć© muito importante nĆ£o negligenciar a necessidade de manutenção no veĆculo, uma vez que isso pode afetar a seguranƧa ao dirigir ou trazer maiores prejuĆzos a longo prazo. Entenda alguns dos perigos de dirigir um carro com necessidade de reparos.
Neste artigo vocĆŖ vai ler:

Ć possĆvel ser multado por mĆ” conservação do carro?
Quando um carro for identificado rodando com em mau estado de conservação, ele pode ser parado pelos órgĆ£os fiscalizadores e, após verificação, o oficial pode simĀ multar o condutor por esse motivo. Por causa disso, mantenha o carro bem conservado para evitar complicaƧƵes e prejuĆzos alĆ©m do necessĆ”rio para voltar a dirigi-lo.
Conduzir um veĆculo em mau estado de conservação Ć© considerado uma infração de trĆ¢nsito grave, com punição de cinco pontos na carteira do motorista. AlĆ©m disso, a multa deve ser paga no valor de R$195,23 e o veĆculo pode ser retido, gerando maiores gastos e inconveniĆŖncias enquanto o carro fica estacionado no pĆ”tio do DETRAN. AlĆ©m disso, hĆ” tambĆ©m a penalidade de cinco pontos na carteira para o motorista, que pode resultar em uma suspensĆ£o da licenƧa ou pior.
As multas e retenção do veĆculo podem ser bons motivos para nĆ£o dirigir com o carro em mĆ”s condiƧƵes, mas para entender o que caracteriza um carro passĆvel de multa, leia mais abaixo.
O que é considerado um carro em mau estado de conservação?
Existem alguns requisitos para determinar o que Ć© um carro em mau estado de conservação, usado pelos agentes de trĆ¢nsito para avaliação geral do veĆculo na hora de atribuir ou nĆ£o multas. Ć essencial entender os critĆ©rios para evitar ser multado indevidamente ou para buscar reparos e auxĆlio quando o carro estiver precarizado demais. As principais questƵes averiguadas pelos fiscais sĆ£o:
Pneus do carro:Ā No caso dos pneus do veĆculo, Ć© muito importante que eles estejam devidamente preservados para garantir a seguranƧa do motorista e demais carros na pista. Por conta disso, nĆ£o Ć© apenas uma questĆ£o de verificar se os pneus estĆ£o apenas funcionais, mas tambĆ©m se estĆ£o gastos demais ou nĆ£o. A profundidade dos sulcos do pneu nĆ£o deve ser menor do que 1,6 milĆmetros , pois sĆ£o determinantes para aderĆŖncia em pistas molhadas e, quanto mais gasto estĆ” a banda de rodagem, pior o desempenho na chuva.
Lataria:Ā Ao avaliar a lataria do veĆculo, o mais comum Ć© procurar avarias como arranhƵes, amassados e componentes quebrados, que vĆ£o desde bancos soltos atĆ© reparos feitos de maneira precipitada. AlĆ©m desses fatores, a corrosĆ£o da lataria do carro tambĆ©m Ć© um detalhe passĆvel de multa, principalmente marcas de ferrugem e outros danos. A pintura, entretanto, nĆ£o implica em nenhuma multa caso esteja desbotada ou gasta, desde que respeite a documentação registrada do veĆculo.
Para-brisas:Ā Quando hĆ” danos no para-brisas, Ć© possĆvel que o motorista seja multado, mas existem limites permitidos para avarias no vidro. Essas diretrizes sĆ£o mais rĆgidas e especĆficas para o lado do motorista, que se refere Ć metade esquerda do carro. SĆ£o permitidos atĆ© dois danos no pĆ”ra-brisas e uma trinca que nĆ£o seja superior a 10 centĆmetros. Em qualquer outro caso, o veĆculo pode ser multado.Ā

Perigos de conduzir um carro em mau estado de conservação
AlĆ©m do risco de ser multado, existem diversos outros problemas que sĆ£o agravados quando o motorista decide dirigir sem a devida manutenção do carro. Esses defeitos, quando nĆ£o sĆ£o devidamente cuidados, tendem a piorar o desempenho do carro e quanto mais tarde o motorista busca solucionĆ”-los, mais difĆcil e custoso Ć© esse processo. Alguns dos maiores agravantes sĆ£o:
Alto risco de acidente: Quando os componentes do carro nĆ£o estĆ£o na melhor condição possĆvel, a chance de se encontrar em um acidente por conta de uma falha mecĆ¢nica Ć© maior. Desde o pneu atĆ© os equipamentos internos do automóvel, como freios e direção, podem apresentar uma falha em um momento crĆtico, que pode ser extremamente perigoso por conta da mĆ” conservação do carro.Ā
Desgaste acelerado do veĆculo:Ā Postergar e adiar a manutenção das peƧas do carro Ć© algo que pode ser extremamente nocivo nĆ£o apenas para a peƧa em necessidade de reparo, mas para outros dispositivos e componentes do veĆculo que dependem daquele ponto. Por isso, quando algum componente do automóvel Ć© negligenciado, outras peƧas apresentam problema algum tempo depois, colaborando para o desgaste do veĆculo inteiro.Ā
Gastos desnecessĆ”rios: Manter o carro em estado de mĆ” conservação Ć© algo que traz uma sĆ©rie de prejuĆzos e consequĆŖncias para o veĆculo. Seja atravĆ©s de multas ou necessidade de reposição de peƧas, um carro em mau estado muitas vezes tende a trazer mais gastos no decorrer do tempo do que uma manutenção completa do mesmo.Ā
Como manter o carro em bom estado de conservação
Manter o carro em boas condiƧƵes Ć© muito importante e deve ser feito de maneira regular, mesmo quando nĆ£o hĆ” nenhum problema óbvio no carro. Realizar a manutenção preventiva periodicamente Ć© uma das principais maneiras de identificar problemas mecĆ¢nicos e peƧas falhando com antecedĆŖncia.Ā
Como realizar a manutenção preventiva?
Para garantir que a manutenção preventiva seja realizada da maneira adequada, Ć© necessĆ”rio prestar atenção em determinados detalhes do carro.Ā
SuspensĆ£o: Barulho na suspensĆ£o pode ser um indicativo de problemas importantes a serem solucionados. Rangidos e barulhos devem ser averiguados com urgĆŖncia em um local de confianƧa, uma vez que a condição da estrada pode agravar ainda mais esses problemas quando nĆ£o forem imediatamente corrigidos.Ā
Rodas:Ā Procure por amassados, riscos e danos nas rodas do carro. Se a pressĆ£o de um pneu estiver baixa demais em relação aos outros, pode ser um problema causado por algum dano na roda. Verifique a viabilidade de um reparo ou uma troca da roda se necessĆ”rio.Ā
Bateria:Ā Verifique os indicadores de vida Ćŗtil da bateria, alĆ©m de prestar atenção na limpeza dos cabos e na checagem do alternador, que deve estar mantendo a carga da bateria corretamente. Preste atenção em outros sinais como: luzes do painel piscando, dificuldade em dar partida e outros detalhes originados de uma bateria defeituosa.Ā
Pneus: Como vimos anteriormente, Ć© possĆvel ser multado por conta de um pneu gasto demais. Por causa disso, Ć© importante observar a profundidade do sulco do pneu, alĆ©m da integridade da carcaƧa, como furos, deformaƧƵes e sinais de empenação.Ā
Embreagem:Ā Ć importante verificar o desgaste dessa peƧa, mas tambĆ©m hĆ” indicativos que podem ser observados sobre essa questĆ£o. Se perceber a direção trepidando ou pesada demais, verifique a embreagem. AlĆ©m disso, tambĆ©m averiguar o nĆvel de óleo da caixa de cĆ¢mbio e se hĆ” vazamento entre a caixa e o motor.Ā
Sistema elĆ©trico:Ā LĆ¢mpadas, luzes do painel e faróis sĆ£o todos componentes da parte elĆ©trica do carro e que precisam estar em boas condiƧƵes antes de viajar. Esses dispositivos podem ajudar a prevenir acidentes e, se negligenciados, sĆ£o passĆveis de multa!
Vidros: Preservar o painel Ć© importante, pois ele Ć© crucial para uma boa visibilidade da estrada. AlĆ©m disso, tambĆ©m Ć© necessĆ”rio checar o funcionamento dos limpadores e desembaƧadores, alĆ©m do reservatório de limpeza e as palhetas.Ā
Ar-condicionado: A limpeza do ar-condicionado e dos seus filtros é muito importante para evitar um odor desagradÔvel no carro ao dirigir. Também é importante por questões de saúde, jÔ que pode haver acúmulo de fungos e outras bactérias nocivas nos mecanismos internos do aparelho.
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