Pneu desgastado é problema! Em alguns casos, faz-se necessária a troca do pneu, ou manutenções com tempo mais curto. O desgaste pode ser sinais de desalinhamento, condições de dirigibilidade do motoristas, as próprias estradas em que o veículo passa e uma pressão incorreta dos pneus.
Por isso, separamos neste conteúdo quais os tipos de desgastes mais comuns nos pneus, como identificar e como evitá-los! Então, fique com a gente e saiba tudo sobre os desgastes dos pneus e em que casos eles são comuns.
Veja o que você vai encontrar sobre o desgaste de pneus:
Quais os tipos mais comuns de desgaste nos pneus
Há vários tipos de desgaste nos pneus. Muitos deles são provenientes do mau cuidado com o pneu e veículo, como falta de manutenção e falta de calibração! Isso são desgastes fáceis de solucionar e que podem ser evitados ao longo da vida útil do pneu.
Mas há aqueles desgastes da qual são naturais, afinal, o pneu é um item que é feito para ter contato com o solo, e isso gera desgaste. Afinal, o que se deve ter em mente é que seu pneu não deve desgastar de forma irregular e nem prematura!
Veja abaixo os quatro tipos mais comuns de desgaste no pneu e como eles podem surgir.
1. Desgaste na lateral dos pneus
O desgaste lateral dos pneus ocorre quando os mesmos apresentam uma deterioração maior nas bordas externas, fazendo com que a banda de rodagem pareça arredondada em vez de plana. Isso pode indicar uma calibragem insuficiente, ou seja, com pressão menor do que a indicada pelo fabricante, que transfere a carga para as bordas e aumenta a resistência ao ficar em contato com a estrada.
2. Desgaste na parte central dos pneus
O desgaste central dos pneus ocorre quando eles apresentam um desgaste maior na parte central da banda de rodagem. Isso pode indicar que os pneus estão com uma pressão excessiva, sendo calibrados acima do indicado, que faz com que a parte do meio suporte a maior parte da carga e se degrade mais rapidamente do que as bordas.
3. Desgaste irregular dos pneus
O desgaste irregular dos pneus ocorre quando apresentam um desgaste desigual e anormal em diferentes partes da banda de rodagem. Isso pode indicar problemas no alinhamento, na suspensão ou no sistema de freios do veículo, que afetam a distribuição da carga e a estabilidade dos pneus.
4. Desgaste em um ponto específico do pneu
O desgaste em ponto específico se forma quando os pneus apresentam um gasto acentuado em uma área localizada da banda de rodagem, podendo ser em qualquer parte deste pneu. Isso pode indicar danos na estrutura interna do pneu, causados por impactos em buracos, obstáculos, defeitos de fabricação e, principalmente, freadas longas e bruscas.
Extra: Desgaste normal rápido nos pneus
O desgaste rápido ocorre quando os pneus apresentam uma degradação acelerada em toda a banda de rodagem, reduzindo sua vida útil. Isso pode indicar hábitos de direção inadequados, como acelerar, frear ou fazer curvas bruscamente, que geram mais atrito e calor nos pneus. É claro que o gasto no pneu por condução é normal, mas o tipo de condução influencia e muito nesse tipo de desgaste.
👉 Então, esse desgaste pode ocorrer porque a borracha é ruim?
O desgaste precoce, quando originado por um pneu de baixa qualidade, pode ocorrer sim, afinal, o atrito com o solo vai degradar ainda mais essa borracha que pode ser fina devido a falta de borracha, economia de insumo ou fabricação de baixa qualidade. Por isso, pesquise sempre vendedores de confiança, como a Achei Pneus, que tem disponível pneus novos de alta qualidade e de marcas confiáveis, tanto nacionais quanto importadas!
💻 Clique para visitar o site da Achei Pneus e ver todos os pneus disponíveis!
Principais causas de desgaste nos pneus
Muitas podem ser as causas para um pneu ficar desgastado. Desde má calibragem, alinhamento e balanceamento incorretas, até carro com freios gastos, suspensão quebrada e outros!
Conheça as principais causas para um pneu gastar de forma inadequada ou precoce e fique atento para não cometer esses erros!
Calibragem incorreta: a calibragem dos pneus deve ser feita de acordo com as recomendações do fabricante do veículo, verificando a pressão pelo menos uma vez por mês, com os pneus em temperatura ambiente. A calibragem incorreta pode causar desgaste lateral, central ou irregular nos pneus, além de aumentar o consumo de combustível e comprometer a dirigibilidade e a frenagem do veículo.
🔗 Clique para descobrir a pressão correta e outras dúvidas comuns sobre calibragem.
Alinhamento inadequado: o alinhamento das rodas deve ser feito de acordo com as especificações do fabricante do veículo, usando equipamentos adequados e verificando periodicamente as condições da suspensão e da direção. O alinhamento inadequado pode causar desgaste irregular nos pneus, além de afetar a estabilidade e o conforto do veículo.
Suspensão desregulada: a suspensão do veículo é responsável por absorver os impactos e manter o contato dos pneus com o solo. A suspensão desregulada pode causar desgaste irregular nos pneus, além de reduzir a segurança e o desempenho do veículo.
Freios defeituosos: os freios do veículo são responsáveis por reduzir a velocidade e parar o veículo. Os freios defeituosos podem causar desgaste irregular nos pneus, além de aumentar o risco de acidentes.
Hábitos de direção inadequados: a forma como o motorista conduz o veículo tem um impacto significativo no desgaste dos pneus. Hábitos de direção inadequados, como acelerar, frear ou fazer curvas bruscamente, podem causar desgaste normal rápido nos pneus, além de prejudicar os demais componentes da suspensão e do sistema de freios.
Como identificar desgaste nos pneus
Os desgastes centrais, laterais e irregulares podem ser vistos a olho nu com uma rápida inspeção visual regularmente, observando o aspecto da banda de rodagem e das laterais dos pneus.
Para uma inspeção sobre a altura desse desgaste, é possível comparar com o indicador de desgaste TWI, que já falamos anteriormente sobre esse índice aqui no blog (clique para ler). Ele é quem mostra quando a profundidade mínima de 1,6 mm foi atingida e é hora de trocar o pneu!
Leia também: Durabilidade do pneu: entenda por que é um erro comparar Treadwear de marcas diferentes
Como corrigir desgastes desiguais nos pneus
Para corrigir os desgastes desiguais nos pneus, é necessário identificar e solucionar as causas que provocaram o desgaste anormal, como calibragem, alinhamento, suspensão e freios. Além disso, é recomendável fazer o rodízio entre 5.000 km a 10.000 km rodados, ou ainda, quando for feita a revisão do veículo, seguindo o indicado pelo fabricante do veículo, para equilibrar o desgaste entre os pneus dianteiros e traseiros.
Como a manutenção pode ajudar na prevenção do desgaste prematuro dos pneus
Para a prevenção do desgaste prematuro dos pneus, é importante fazer a manutenção preventiva do veículo, verificando periodicamente as condições dos pneus, da suspensão, da direção e dos freios. Além disso, é importante adotar hábitos de direção adequados, evitando acelerações, frenagens ou curvas bruscas, e respeitando os limites de velocidade e carga do veículo.
🔧 Veja 8 dicas de manutenções para evitar o desgaste dos pneus que separamos para você!
Gostou do conteúdo?
Se ainda ficou alguma dúvida, deixe nos comentários que auxiliamos você. Ou, se preferir, fale conosco pelo WhatsApp (47) 9999-5584 e converse com um de nossos especialistas!
boa tarde, a materia é muito superficial, faltam detalhes de outros tipos de desgaste e suas provaveis causas,