top of page
  • Foto do escritorAchei Pneus

Roda amassada: o que fazer e saiba quais são os riscos


Roda amassada: o que fazer e saiba quais são os riscos

Rodas amassadas são mais comuns do que imaginamos, e elas podem ser causadas por uma variedade de fatores, entre eles acidentes, impacto em meio-fios, buracos ou estradas sem asfalto.


Por isso, é importante conferir essa situação com frequência. Mesmo que a deformidade seja pequena, utilizar as rodas amassadas pode comprometer a segurança e o conforto do motorista e dos passageiros.


Continue a leitura para saber mais!


Problemas causados pela roda amassada


Quando a roda de um veículo está amassada, ela pode levar a uma série de problemas, como:


1. Vibrações no volante

Uma roda amassada pode causar vibrações perceptíveis no volante, tornando a direção desconfortável e potencialmente perigosa, especialmente em altas velocidades.


2. Desgaste irregular dos pneus

A pressão desigual exercida sobre os pneus devido a uma roda amassada pode levar a um desgaste irregular dos pneus, diminuindo a vida útil deles e aumentando os custos de manutenção.


3. Consumo de combustível aumentado

Rodas desequilibradas e amassadas podem fazer com que o motor trabalhe mais para compensar as irregularidades na estrada, resultando em um aumento no consumo de combustível.


4. Redução na estabilidade

A estabilidade do veículo é comprometida com rodas amassadas, o que pode ser perigoso, especialmente em curvas ou situações de emergência.



Roda amassada: como arrumar?


A roda amassada prejudica o equilíbrio do conjunto roda-pneu, atrapalhando a condução e aumentando o desgaste dos pneus. Ao identificar essa condição nas rodas do veículo, é fundamental procurar um especialista, que irá analisar a situação e verificar o que pode ser feito para resolver o problema.


Em casos mais simples, há a possibilidade de desamassar a roda com um martelo de borracha ou um torno. Porém, se a roda estiver muito danificada, é necessário um trabalho mais minucioso ou até a troca das rodas e outros componentes.


“Nas rodas de aço, se ela é amassada e desamassada muitas vezes, o aço tende a encruar (deformar), ficando mais suscetível ao surgimento de trincas. Caso a roda chegue a esse estágio, o melhor a fazer é providenciar a sua substituição. Rodas de alumínio não podem ser desamassadas e precisam passar por processos especiais em oficinas especializadas”, explica Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas.

Manter suas rodas em boas condições, livres de amassados e com o balanceamento correto é essencial para uma experiência de direção agradável e segura. Se você notar vibrações no volante ou outros sintomas de rodas desequilibradas, procure um mecânico qualificado para verificar e corrigir o problema.


Lembre-se: um carro com a manutenção em dia não oferece apenas mais segurança, mas também economiza dinheiro a longo prazo. Portanto, cuide do seu veículo e mantenha suas rodas na pista!



Quer conferir mais dicas? Siga e acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Referências

https://www.conti.com.br/


455 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page