top of page
  • Foto do escritorAchei Pneus

Tecnologia: como são projetadas as bandas de rodagem dos pneus Pirelli

A banda de rodagem é um componente crucial para a montagem do pneu, é a parte do mesmo que fica em contato com a superfície constantemente, por isso é essencial. A aderência e a tração dependem bastante dessa peça em específico. É importante conhecer as características principais e a função da banda, uma vez que ela é tão importante para o funcionamento ideal dos pneus e para a segurança na hora de dirigir.


Nesse artigo você vai ler:


Como são as bandas de rodagem dos pneus Pirelli?

pneus Pirelli

Como dito anteriormente, a banda de rodagem tem a função de estar em contato com o solo enquanto o pneu está rodando. Por conta disso, é muito importante para garantir estabilidade na hora da direção, bem como aderência, tração e outras características responsáveis pela dirigibilidade. Uma banda de rodagem em bom estado auxilia em muito a dirigibilidade do veículo, oferecendo uma condução segura e confiável.


Conheça quais são as subdivisões dessa tecnologia insubstituível presente nos pneus modernos e o que cada uma delas oferece na hora de dirigir:


Sulcos: Os sulcos são as cavidades entre os blocos da banda de rodagem e são responsáveis pelo processo de drenagem de água do pneu, também evitam deslizamentos, além de refrigerar os pneus enquanto estão em ação. A quantidade de sulcos presentes nos pneus é bastante variável e depende do tipo de pneu, ambiente de uso, largura e características de fabricação. Confira mais informações sobre os sulcos clicando aqui.


Ranhuras: Presentes nos ombros ou blocos da banda de rodagem, essas as ranhuras tem como principal característica a capacidade de melhorar a ventilação do pneu, além de auxiliar no abafamento de ruído e ressonância do pneu. Por causa disso, são capazes de impedir que a borracha do pneu fique quente demais, ao mesmo tempo que tornam o rolamento mais silencioso e confortável.


Barras: São barras de borracha presentes na banda de rodagem que estão constantemente em contato com o solo. Esse é o componente responsável por entregar melhor tração e aderência. Também influenciam na capacidade de frenagem do veículo, pois a eficiência delas impacta diretamente no atrito, diminuindo a distância na hora de frear.


As bandas de rodagem possuem um alto grau de complexidade em sua construção, uma vez que pequenas mudanças e detalhes influenciam diretamente aspectos cruciais na hora de dirigir. Por conta disso, existem múltiplos tipos de banda, que você pode conhecer com mais profundidade através do nosso conteúdo no blog.


Como a Pirelli combina tecnologia na criação de bandas de rodagem dos pneus

Pneu Pirelli Cinturato P7

Fundada em 1872, a Pirelli em Milão, na Itália, como uma pequena fábrica para produção de itens de borracha. Em 1894 lançou seu primeiro modelo de pneu para velocípedes. Hoje é uma das maiores fabricantes de pneus do mundo e está no Brasil desde 1929, oferecendo modelos para todo tipo de veículo e segmento. Também é patrocinadora oficial da Fórmula 1 e desde 2011 todos os carros de corrida do circuito são equipados com pneus da marca.



Tecnologia Pirelli para banda de rodagem

Outra característica da Pirelli é o alto nível dos seus produtos, que contam com tecnologia desenvolvida por engenheiros e cientistas altamente qualificados. A inovação tecnológica é um elemento estratégico fundamental na cultura da empresa e um recurso muito importante para que a marca se destaque entre seus competidores.


Para criar bandas de rodagem altamente eficientes, os engenheiros da Pirelli combinam forma e substância, ou seja, design e desenvolvimento. Eles utilizam sistemas de calibragem avançados, que permitem ajustar a pressão do ar dentro do pneu de acordo com a carga e a velocidade. Esses protótipos também passam por testes rigorosos na estrada, que simulam as mais diversas situações de condução e de clima e, além disso, também são considerados parâmetros de desempenho, como tração, frenagem, estabilidade e economia de combustível, na hora de definir o visual de uma banda de rodagem de pneu.


Levando em consideração os resultados colhidos e testes observados, a equipe científica da Pirelli desenvolveu uma série de tecnologias diferentes para preservar a banda de rodagem, mas também para torná-la mais eficiente e com melhor aproveitamento em áreas distintas. Conseguem desenvolver pneus adequados para todo tipo de situação e condição, priorizando a segurança e o desempenho através de um produto de alta qualidade.


Conheça algumas das tecnologias Pirelli que estão presentes na banda de rodagem dos seus pneus. 👇


Quais são as tecnologias presentes nos pneus Pirelli

As tecnologias empregadas nos pneus Pirelli são desenvolvidas para entregar o máximo de desempenho em diversos aspectos: dirigibilidade, conforto, segurança e outros. Não é atoa que os pneus Pirelli são conhecidos por sua qualidade e tecnologias aplicadas em seus componentes.


Há cinco tecnologias que ganham destaque entre a seleção da fabricante: Sistema de Cancelamento de Ruído, Tecnologia de pneus Run Flat, Tecnologia de pneus Seal Inside, Tecnologia de pneus Cyber Tyre e Tecnologia de pneus Elect. Veja cada uma delas abaixo.


tecnologias dos pneus Pirelli

Sistema de Cancelamento de Ruído

O Sistema de Cancelamento de Ruído da Pirelli, ou PNCS, é uma inovação que visa melhorar o conforto acústico dos motoristas dentro do veículo. Utilizando uma esponja de poliuretano que é aplicada na parte interna do pneu, o sistema é capaz de absorver as vibrações que normalmente seriam transmitidas para o interior do carro, causando ruído.


A tecnologia promete reduzir até dois ou três decibéis o nível de ruído interno do veículo, gerando maior conforto acústico para o motorista e seus passageiros. Além de aumentar o conforto, o PNCS também contribui para a redução da fadiga do motorista, tornando as viagens longas mais agradáveis.


Tecnologia de pneus Run Flat

Os pneus Run Flat têm reforços nas laterais que permitem que você continue dirigindo com segurança mesmo após um furo, suportando a carga do veículo sem pressão. Para esse tipo de pneu, seu carro precisa ter um sistema de suporte da tecnologia, o TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), que monitora as condições do pneu e identifica quando o pneu ativou a tecnologia.


Já abordamos esse assunto por aqui, leia o conteúdo: Pneu Run Flat: Siglas, Marcas e como funciona!


Tecnologia de pneus Seal Inside

A tecnologia Seal Inside propõe uma auto vedação do pneu após sofrer leves perfurações. Um composto vedante especial dentro do pneu forma uma camada que instantaneamente sela perfurações de até 5 mm de diâmetro. Os pneus Seal Inside podem ser utilizados em qualquer veículo, desde que o pneu seja condizente com a medida correta do seu carro.


Também já falamos dessa tecnologia em nosso blog, veja: Pneu que não fura? Veja os pneus auto selantes


Tecnologia de pneus Cyber Tyre

O Cyber Tyre é o primeiro sistema baseado em pneus sensorizados que coleta dados e os comunica em tempo real ao carro e ao motorista, aumentando a segurança e a experiência de direção.


Equipados com sensores, os pneus coletam informações sobre as condições da estrada, desgaste do pneu e outros fatores que afetam a performance do veículo, enviando em tempo real as atualizações de sua performance. Esses dados são transmitidos diretamente para o sistema do carro, permitindo ajustes automáticos para otimizar a segurança e a eficiência da condução.


Tecnologia de pneus Elect

Pneus pensados para veículos híbridos e elétricos. Com foco na eficiência energética e durabilidade, os pneus com tecnologia Elect da Pirelli entregam menor resistência ao rolamento, o que é crucial para maximizar a autonomia da bateria.


Além disso, eles são construídos para suportar o peso adicional dos componentes da bateria, mantendo a aderência e a estabilidade. A tecnologia Elect também contribui para uma experiência de condução mais silenciosa, complementando a natureza já silenciosa dos veículos elétricos.



🤔 Conta pra gente, já conhecia os compostos da banda de rodagem da Pirelli? Se ainda ficou alguma dúvida sobre esse assunto, deixe nos comentários que auxiliamos você.


Não deixe de acompanhar nossas redes sociais: Facebook e Instagram. 📲

275 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page