top of page

Pneu Tracker 2021: Conheça os pneus originais do novo Chevrolet Tracker

Atualizado: 4 de mar.

Pneu Tracker 2021

Se você é uma pessoa que gosta de carros mais esportivos, com porte mais avantajado, confortáveis e com bom desempenho, você já deve ter pesquisado sobre o novo Chevrolet Tracker.


A nova geração do Chevrolet Tracker foi apresentada em março de 2020 e se tornou um dos SUVs compactos mais vendidos no Brasil. Aliás, esse é um mercado em expansão. Há alguns anos, os SUVs (Sport Utility Vehicle), utilitários esportivos, vêm se tornando os queridinhos dos brasileiros.


SUV urbano O novo Chevrolet Tracker é um carro para asfalto, não é um veículo pensado para uso off-road. Claro que com ele você pode pegar estradas de terra, mas ele não foi pensado para quem gosta de colocar a roda na lama. Sua altura em relação ao solo, por exemplo, não é a mais adequada para isso. Mas, repetindo: isso não significa que ele não possa ser usado fora do asfalto. Ele responde bem às demandas e com ele você pode levar sua família para um hotel fazenda ou em alguma outra região rural. No entanto, essa não é sua “especialidade”. Tanto é que os pneus com os quais ele sai da fábrica são pneus de uso urbano e não MT ou AT. Mas sobre isso, vamos falar daqui a pouco!


Nova geração do Tracker apresenta um carro mais conectado

Como os outros veículos da série, o novo Chevrolet Tracker 2021 conta com Wi-Fi e o sistema de internet de alta velocidade é nativo. O sinal é até 12x mais intenso e alcança 15 metros.


Ainda sobre conectividade, o Tracker 2021 vem equipado com o sistema de entretenimento integrado à internet MyLink 8”. Por isso, você pode fazer ligações, escutar mensagens de voz, conectar o waze, acessar listas de música, etc. Tudo pode ser controlado por um botão no volante do veículo.


O novo Tracker 2021 conta com uma série de sensores, como o crepuscular. Ele acende ou apaga os faróis de acordo com a intensidade da luz externa. Conta também com sensor de chuva, que aciona automaticamente os limpadores de parabrisa quando começa a chover.


Ainda há sensores de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro. O computador de bordo do carro também indica a distância do veículo que está à frente. Além disso, faz o monitoramento da pressão dos pneus e do percentual da vida útil do óleo.


Airbags e outros itens de segurança

Como todas as outras versões, o novo Chevrolet Tracker possui 6 airbags: 2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina.


Além deles, o novo Tracker 2021 conta com controle de limite de velocidade. Somado a isso ainda tem o alerta de colisão frontal.


O sistema emite um sinal sonoro e visual no parabrisas para mostrar que um outro veículo à frente está muito próximo. Caso o motorista não reaja, o sistema do carro aciona automaticamente os freios.


Motores e desempenho do Chevrolet Tracker 2021

A nova geração do Tracker 2021 também estreia uma nova família de motores turbo. Há duas opções: motor 1.0 e motor 1.2, na versão Premier.


Analise o desempenho na tabela abaixo:


motor Chevrolet Tracker 2021

Segundo as médias do Inmetro, o Tracker 2021, que é Flex, é o mais econômico do segmento.


A versão Premier apresenta bastante torque e baixa rotação. Isso contribui inclusive para a segurança do veículo, porque o motorista tem às mãos um carro mais “esperto”.


Versões e valores do Tracker 2021

O novo Tracker 2021 tem cinco versões de acabamento. Quatro delas são equipadas com motor 1.0 e uma com motor 1.2, ambos turbo. O câmbio manual está presente apenas na primeira versão (MT). Nas outras todas, ele é automático.


Confira as diferenças entre as cinco versões do Tracker 2021:


preço Chevrolet Tracker 2021


Quais pneus originais do Chevrolet Tracker 2021?

O Chevrolet Tracker 2021 tem duas medidas originais, dependendo da versão. A 215/60R16 e a 215/55R17. Os carros saem de fábrica com pneus Bridgestone na primeira medida e com pneus Goodyear na segunda. Mas, isso pode mudar. Como são vários fornecedores, pode ser que haja mudança na marca dos pneus que saem de fábrica. Como ler as medidas do pneu? Aprenda como saber o tamanho do pneu! Confira na tabela abaixo as versões do Tracker e as medidas correspondentes:


versões Chevrolet Tracker 2021

Bridgestone Ecopia EP 150

O modelo que sai de fábrica com a nova Chevrolet Tracker, na medida 215/60R16 é o Bridgestone Ecopia EP 150.


O modelo foi desenvolvido para veículos intermediários e é um pneu de baixa resistência ao rolamento. Ele é também um pneu projetado para oferecer baixo nível de ruído e economia de combustível.



Isso porque é um pneu com maior eficiência energética que utiliza compostos de última geração. Como ele possui sulcos longitudinais em sua banda de rodagem, isso auxilia a escoar a água e melhora sua performance em pistas molhadas.


Outra característica do pneu é ter ombros mais rígidos, o que dá mais estabilidade em curvas.


Goodyear Efficientgrip SUV

Já o pneu Goodyear Efficientgrip SUV sai com o novo Tracker na medida 215/55R17.


Esse é um pneu ideal para uso urbano. Formado com composto especial na banda de rodagem, ele garante maior segurança ao veículo.


Além disso, foi desenvolvido com tecnologia Fuel Saving, que proporciona economia de combustível.



Outro destaque do pneu é a sua aderência em pista molhada, que proporciona uma distância mais curta de frenagem do veículo.


Já o índice de carga é 94, o que significa que cada pneu aguenta até 670 kg. O índice de velocidade é V, que corresponde a 240 km/h em cada pneu. Claro que isso não significa que você poderá andar a essa velocidade! Esse índice apenas indica a resistência do pneu em relação à velocidade.



Quais as medidas de pneus de gerações anteriores do Tracker?

As gerações anteriores do Chevrolet Tracker tinham medidas diferentes de pneus. Como no Tracker 2021, eles também saíam de fábrica com duas medidas diferentes: 205/70R16 e 215/55R18.


Já a marca era Continental e o modelo ContiProContact. Esse é um pneu que apresenta um design que garante maior aderência e menos ruídos.


Sua banda de rodagem conta com cerca de 800 ranhuras, que garantem maior contato com o solo e aderência .


Como as ranhuras são mais amplas e arredondadas, elas dão melhor suporte lateral ao pneu, que fica com o ombro sobrecarregado nas curvas. As ranhuras também auxiliam na expulsão da água e por isso as chances de aquaplanagem são menores.


Na medida 205/70R16, por exemplo, o índice do Inmetro para aderência em pista molhada é C. O que é um bom índice.



Posso mudar a medida original do veículo?

A recomendação é sempre seguir a medida original do veículo. No entanto, há um índice de tolerância de no máximo 3% para alterações. Para fazer qualquer alteração, procure um profissional ou autocenter de sua confiança.



Posso usar outras marcas de pneu do meu carro além da original?

Com certeza! Você pode usar aquela de sua preferência. O recomendável é que use todos os pneus da mesma marca. Mas você até pode usar duas marcas diferentes, desde que os pneus do eixo dianteiro e traseiro sejam da mesma marca.


8.588 visualizações0 comentário
bottom of page